By Esgotecnica / Vazamento / 0 Comments

Reparos em tubulação de ferro: como fazer

Encanador: Antigamente era muito comum imóveis que tinham um sistema de encanamento feito com ferro. Aliás, até a invenção do PVC e a sua aprimoração, o ferro era o melhor sistema utilizado. Os reparos em tubulações de ferro eram comuns e uma prática entre todos os torneiros.

Porém, após a popularização do PVC e do Cobre, a tubulação de ferro perdeu o uso que tinha. Atualmente a tubulação de ferro é utilizada apenas em casas antigas que ainda possuem esse sistema ou em sistemas contra incêndio e de água com alta pressão.

Feitos atualmente em aço galvanizado, para evitar corrosão esses são sistemas que precisam de bastante cuidado durante o reparo. Qualquer gambiarra é perigosa para esse sistema, pois a pressão comum nessas tubulações pode acabar com qualquer solução paliativo.

A Esgotecnica realiza o reparo dessas tubulações complexas e atua no estado do São Paulo para garantir reparos eficientes e 100% confiáveis.

Confira um pouco mais sobre o reparo em tubulações de ferro e como eles são feitos.

Como é feito o reparo em tubulações de ferro

A tubulação de ferro, mesmo as antigas, possuem uma manutenção bem espaçada. Esse é um material bastante resistente e que dificilmente romperá por pressão. O que causa defeitos nesse tipo de cano é a própria ação da água.

Com tempo a água acaba causando oxidação na tubulação, o que pode causar pequenos furos ou o aumento da pressão. A oxidação faz com que a parte interna o tubo fique cada vez menor, isso aumenta a pressão dentro do cano e eventualmente pode causar rompimento.

Quando não rompe, a própria pressão pode fazer furos pelo cano e causar problemas. Expansões, manutenções preventivas e troca por idade também configuraram algumas das necessidades de reparo em tubulações de ferro.

Como dissemos, a maioria dos canos de ferro são usados para sistemas com pressão, por isso não recomendamos nenhum tipo de reparo paliativo ou para “tapar buraco”.

Porém, caso a tubulação tenha baixa pressão e for usada apenas pelo sistema residencial, é possível fazer algumas emendas. É possível usar durepox ou outros seladores próprios para fechar os buracos nos tubos.

Ligas bipartidas também são uma boa opção para fechar vazamentos simples em canos de ferro. Mas, saiba que o problema vai voltar, ou aparecer em outros locais próximos.

O cano de ferro apresentou defeitos? O mais recomendável é realizar a troca da seção danificada. Essa troca não é fácil e precisa ser realizada por uma empresa profissional, como a Esgotecnica.

Como realizar a troca de canos de ferro

A troca dos canos de ferro não é tão simples como o reparo de canos de PVC ou PPR. Por ser um material muito mais resistente, é preciso de ferramentas especializadas e muito mais conhecimento sobre esta área.

Vamos dar algumas dicas de como é feito esse reparo de forma geral. Mas não é recomendado realizar por pessoas leigas.

  • A primeira coisa a se fazer é identificar a parte do cano que está com defeito, marcar o local e desligar o registro para evitar vazamentos durante o reparo.
  • Após identificar a seção com defeito, é necessário cortar a parte que está com defeito. Todas as conexões com tubos de ferro são realizadas através de roscas. Caso as duas conexões da seção com defeito estiverem próximas, talvez seja mais vantagem substituir tudo. Caso não esteja, é necessário usar ferramentas próprias para cortar a tubulação.
  • A partir deste momento a junção dos canos é feita através de luvas mecânicas ou simplesmente rosqueando o cano nas junções que já existem no sistema de tubulação. O único problema é que muitas vezes é necessário levar o cano de ferro para um torneiro para ser usinada com as roscas e possíveis mudanças necessárias.
  • Na hora de rosquear os canos de volta no sistema hidráulico é necessário seguir alguns procedimentos. A vedação de rosca desses canos deve ser mais robusta, por isso usar apenas o veda-rosca não é o ideal. Existem diversas recomendações no mercado, mas um dos métodos mais utilizados é com o uso de veda-rosca, algumas vezes sisal e zarcão (um tipo de tinta muitas vezes utilizada para pintar canos).
    • Passe o sisal ou o veda rosca enrolado na rosca do cano. Tente encaixar os materiais nos frisos. Depois enrole o veda-rosca aberto, cobrindo toda a rosca. Termine pintando a vedação com zarcão, tanto o macho quanto a fêmea do cano. Isso garante uma boa vedação.

Serviços de reparo em tubulação de ferro

Como dá para notar, o reparo em tubulações de ferro não é nada simples. Na verdade, é bem trabalhosos e exige um alto nível técnico. No caso de instalações residenciais, é possível trocar os canos por tubos de PVC, mesmo com conexões de ferro.

É interessante pensar nessa possibilidade para facilitar futuros serviços de reparo e melhorar a qualidade do encanamento do imóvel.

Para resolver quaisquer problemas com a tubulação. Você pode contar com a Esgotecnica! Atendemos no Estado de São Paulo, sempre garantindo o melhor resultado para os nossos clientes.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *