Como reparar tubo de pvc
By Esgotecnica / Encanador / 0 Comments

Reparo em tubulações de PVC – Como fazer

A grande maioria do encanamento de residências, comércios e prédios é feito com base em tubulações de PVC. Apesar de ser um material muito resistente, versátil e flexível, muitas vezes é necessário realizar reparos em tubulações de PVC.

Estes reparos podem ser complicados, ou simples, dependente do tipo de peça quebrada e qual é o tamanho do dano. Estes reparos são uns dos principais serviços oferecidos pela Esgotecnica. Porém, é possível realizar alguns reparos em casa mesmo, sem muitas complicações. Que tal aprender alguns reparos básicos em tubulações de PVC? Então continue com a gente!

Entendendo as peças da tubulação

Antes de saber como realizar um reparo na tubulação de PVC, é necessário entender algumas das terminologias desta área, principalmente para saber o que comprar para realizar o reparo. Claro, sempre podemos levara peça que precisamos substituir para a loja e pedir uma igual, mas é sempre bom saber o nome de cada uma, principalmente para facilitar buscas por tutorais na internet.

As principais peças utilizadas em pequenos reparos na tubulação de PVC são:

  • Joelho de PVC: O Joelho é uma peça que faz uma curva em 90º, muito usada em qualquer rede de esgoto. O joelho também pode ser encontrado com curvas de 45º, apesar de não ser tão comum.
  • Conexão em T: A conexão em T é bem fácil de ser entendida, ela é uma peça em PVC que forma T, feita para conectar dois pontos em apenas um.
  • Luva: A luva é uma peça feita para emendar dois canos. A luva pode ser com anel de borracha, que ajuda na vedação, ou sem anel, onde é necessário usar cola cano. Também existe a luva de rosca.

Outros dois termos que é importante entender é “Rosca” e “Solda”. Ao comprar uma peça de PVC, você precisa saber se você vai usar uma peça de solda ou de rosca. A peça de rosca, como está no próprio nome, é uma peça que deve ser rosqueada às outras, com o uso de veda rosca. A peça de solda é aquela que deve ser colada com o uso de cola cano.

Agora podemos aprender um pouco mais sobre como é feito o reparo de PVC, um dos serviços oferecidos

Como fazer reparos em tubulação de PVC

Vamos usar um exemplo simples e comum, um cano que está rachado ou furado, como fazer este tipo de reparo? Este é um processo simples e será necessário usar apenas as peças informadas.

Primeiro é importante analisar o tamanho do dano na peça de PVC. Caso o rachado seja muito pequeno, causando apenas gotejamentos e com uma extensão menor do que 2,5 centímetros, é possível usar um tipo de selante para um reparo rápido.

O silicone selante é uma das melhores escolhas para este tipo de reparo e ele pode ser aplicado diretamente na fenda. Certifique-se de que o selante está dentro do prazo de validade antes de tentar realizar o reparo.

Porém, a melhor solução é a troca do pedaço danificado do cano, fazendo uma emenda utilizando duas luvas. Confira o passo a passo de como fazer reparos na tubulação de PVC (lembre-se de desligar o registro antes de realizar qualquer serviço nos canos).

Passo a passo para reparar tubulação de PVC com vazamento

  • Identifique o local do cano onde há o rachado. Este pedaço vai ser cortado. Porém, o corte tem que ser um pouco grande e não exatamente na parte danificada. Será necessário substituir um bom pedaço do cano, cerca de 20 cm.
  • Faça o curto usando uma serra de arco.
  • Após o corte ter sido feito, use uma lixa d’água bem fina para lixar a parte cortada do cano. Não podem haver rebarbas nas pontas, isso vai atrapalhar a colagem da luva.
  • Passe a cola cano na parte interna da luva que vai ser colada no cano. Passo um pouco de cola no cano e encaixe a luva.
  • Faça o mesmo procedimento na outra ponta do cano e aguarde a secagem, de 10 a 15 segundos.
  • Agora corte um pedaço de cano para substituir o pedaço que foi retirado. Importante: lembre-se de medir o cano lembrando do espaço que vai para dentro da luva (cerca de 2 centímetros.
  • Passe a cola dentro das luvas novamente e nas pontas do cano. Encaixe o cano entre as luvas e espere secar novamente.

Pronto, o cano está pronto para ser usado novamente, sem nenhum tipo de vazamento! Bem fácil, não é mesmo?

Este é o reparo em tubulação de PVC mais simples de ser realizada. Em caso de vazamentos no T ou no Joelho, é necessário trocar toda a peça, na maioria das vezes com a ajuda de luvas também.

Está com problemas de vazamento e precisa de reparos na tubulação? Conte com a ajuda da Esgotecnica! Com mais de 20 anos de experiência estamos prontos para te ajudar com qualquer problema, sem dores de cabeça.