A casa própria é o sonho da maioria das pessoas. Seja quem sai da casa dos pais pela primeira vez, seja para quem deseja comprar seu imóvel. Mas, ao chegar em um imóvel novo, alugado ou próprio, muitas vezes você se depara com problemas no encanamento que podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça.
Algumas coisas podem ser sanadas por você mesmo e, abaixo, vão algumas dicas de como fazer isso. Outras podem ser provisoriamente contidas e outras, ainda, necessitam de atenção imediata. Nestes casos, chame um profissional assim que possível e evite que o problema se agrave.
Torneira pingando
Todo mundo já se deparou com aquele barulhinho irritante de torneira pingando, que aparece bem no meio do silêncio, nas horas de sossego e descanso. O que nem todos sabem, porém, é que, gota a gota, muita água acaba sendo desperdiçada: conforme o caso, pode chegar a quase 50 litros por dia!
No entanto, tem uma medida simples que você pode adotar como paliativo até chamar o profissional especialista em problemas no encanamento: o desligamento do registro geral. Ele fica debaixo da pia ou no banheiro, e basta girar no sentido horário até fechar totalmente. Evite o desperdício e elimine aquele barulhinho chato até chegar o encanador!
Água com resíduos
É mais comum do que você pode imaginar. Quando a água começa a sair da torneira com resíduos como areia ou terra, a solução pode ser bem simples. Retire o bico da torneira e higienize o aerador. Se o problema persistir, certamente tem outra causa; então, é necessário contar com o auxílio de um encanador devidamente qualificado.
Torneiras com baixa pressão
Em casas térreas acontece de ter torneiras com menos pressão. Se na pia, por exemplo, tiver duas torneiras, uma será de água da caixa e outra direto da rua. Se você acabou de se mudar e só agora percebeu que a pressão de uma é bem diferente da outra, o que está acontecendo é o seguinte: a torneira abastecida com água da caixa pode estar com baixa pressão por uma razão estrutural.
Em construções térreas, dependendo de como foi estruturado o encanamento, eis aqui um dos problemas no encanamento: bolhas de ar dentro dos canos. Isso diminuirá sensivelmente a pressão da água. Nesse caso, abra a torneira e deixe a água escorrer livremente por um tempo. Assim, o ar será liberado de dentro dos canos e a água fluirá com pressão normal.
Se essa medida não resolver, contate um especialista para avaliar. Mexer no encanamento por conta própria pode trazer ainda mais complicações.
Ralo entupido
Quando a água começa a acumular acima do ralo ou até mesmo voltar, significa que você tem um ralo entupido. O que fazer?
A maior parte das vezes a solução é simples. Basta retirar a tampa do ralo e remover a sujeira acumulada logo abaixo. Fios de cabelo, terra e outros resíduos podem ser a causa do ralo entupido, e isso resolverá a situação.
Vaso sanitário entupido
Uma das situações domésticas mais incômodas é certamente o vaso entupido. Além do odor desagradável e inutilização do vaso sanitário, o entupimento poderá fazer com que a água do vaso transborde.
É válido tentar água sanitária ou mesmo um desentupidor próprio, mas pode ser que não resolva. Nesse caso:
- Vede a entrada de ar, cobrindo toda a área do assento com papel filme, película de controle solar ou saco de lixo, prendendo as bordas com fita crepe.
- Aplique pressão sobre a tampa do vaso e acione a descarga por alguns minutos.
A ideia aqui é forçar o ar que pode estar no encanamento, impedindo a água de descer e desobstrui-lo, desentupindo o vaso.
Problemas no encanamento? Entre em contato!
Esperamos que nossas dicas te ajudem com esses problemas domésticos incômodos que complicam seu dia.
Caso não consiga solucionar através dessas medidas, entre em contato conosco. Temos atendimento 24 horas e enviaremos um encanador especialista a qualquer hora do dia ou da noite.