By Felipe Maganha / Vazamento / 0 Comments

Vazamento no cano da torneira: Como o encanador pode consertar

Encanador: o vazamento em canos de qualquer natureza é sempre algo problemático, principalmente se o vazamento for em um cano onde a água tem pressão. Em poucos minutos um problema assim pode encher um banheiro de água e causar um grande transtorno.

Felizmente, a maioria dos problemas relacionados ao vazamento no cano da torneira não são tão graves e podem ser resolvidos relativamente rápido, dependendo da natureza e da posição do vazamento.

Para aprofundar mais o assunto e melhorar o entendimento de nossos funcionários em relação ao que pode ser feito nessas situações, a Esgotecnica trouxe algumas informações que podem ser bastante uteis.

Como o vazamento no cano da torneira pode ser consertado

Como dissemos, existem diversos tipos de vazamento, alguns podem ser resolvidos com um aperto rápido em algumas peças, enquanto outros precisam de muito mais conhecimento ou até substituição de uma parte do cano e quebra da parede.

Vazamentos leves na base da torneira

Um tipo de vazamento que incomoda bastante e é relativamente comum é um vazamento leve na base da torneira, geralmente perceptível quando alguém abre ou fecha o sistema.  Esses vazamentos podem ser até invisíveis por algum tempo, mas podem fazer bastante diferença no final do mês quando a conta de água chega.

Na maioria das torneiras residenciais, existe um cano que liga a saída de água para a torneira, que passa debaixo da pia ou da cuba. Dificilmente a torneira é ligada direto à parede, até mesmo em instalações mais antigas.

Entre a torneira e a parede há um cano de PVC maleável com diferentes roscas nas bocas. Essas roscas podem perder a vedação com o tempo ou então apenas soltam depois de um tempo de uso. O encanador vai avaliar o motivo do vazamento e trocar essa mangueira ou simplesmente melhorar a vedação entre as partes.

Esse tipo de vazamento ocorre bastante em residências onde os moradores costumam mexer na posição da torneira, virando-a para fora do centro da pia.

Vazamentos entre as tubulações

Assim como as outras partes da tubulação do local, a torneira é ligada à rede principal através de canos e tubulações. São peças como os Ts, cotovelos, luvas e muitas outras que são montadas juntas para garantir que a água corra sem problemas.

Essas peças podem ser coladas, o que é o mais comum, ou então rosqueadas. Isso nas tubulações de PVC. Em outros tipos, como os tubos de ferro ou de PPR a tubulação é encaixada através de solda.

Os vazamentos entre as juntas e conexões acontece geralmente porque alguma acabou rachando, ou a instalação não foi bem-feita.

Esses vazamentos exigem a troca da peça, o que pode ser fácil, dependendo de onde ela está localizada. Se a tubulação tiver exposta, o encanador pode simplesmente cortar a parte avariada e reconstruir a parte da tubulação com novos canos e conexões.

E se o cano não estiver visível?

Este também é um problema que pode acometer diferentes encanamentos. Às vezes o encanamento possui um vazamento em uma parte que está dentro da parede. Apesar de menos recorrente do que os outros exemplos citados, é possível que alguma conexão tenha dado defeito ou que o cano esteja rachando pela idade.

Independentemente do caso, esses vazamentos são detectados apenas quando a água começa a dar sinais visíveis na parede ou no azulejo. A partir desse momento, o mais recomendável é contratar uma empresa de caça vazamento.

O técnico da empresa realizará uma visita e utilizará métodos para determinar o local exato do vazamento. Ele então vai quebrar a parede no ponto exato, causando danos mínimos, apenas para descobrir o cano.

Uma vez que o cano esteja revelado, o técnico da empresa vai realizar um procedimento parecido com o que foi feito no exemplo anterior, substituindo o que está danificado. Depois é só refazer o acabamento da parede para ter tudo funcionando como deveria.

Furos acidentais nas paredes

No exemplo anterior também se encaixam os acidentes. Quem nunca foi furar uma parede e acabou acertando um cano? Esse é uma situação relativamente normal e infelizmente acomete muitas pessoas.

A primeira coisa a fazer é desligar o registro do banheiro e chamar por um especialista para te ajudar a resolver.

Nesses casos, o encanador também vai quebrar a parede na altura do furo e vai substituir a parte quebrada. Depois é só refazer a parte quebrada da parede e vazamento está resolvido de vez.

Você encontra todas essas soluções com a Esgotecnica! Oferecendo o melhor serviço de encanador em São Paulo e região. Entre em contato com a gente sempre que precisar e tenha a certeza de que vai estar contando com os melhores profissionais!

Com a Esgotecnica você não tem dor de cabeça e o seu vazamento é corrigido com agilidade, segurança e muito eficiência.