Vazamento de caixa acoplada
By Esgotecnica / EncanadorVazamento / 0 Comments

Vazamento de caixa acoplada: como resolver

Existem vários tipos de descargas utilizadas nos banheiros. As mais comuns são a válvula hydra, a caixa acoplada e a caixa externa. Cada tipo possui as suas vantagens e desvantagens. Porém, quase todas sofrem de problemas com vazamentos.

O vazamento em caixa acoplada acontece por diferentes razões, porém, o simples fato do tempo de uso e desgaste natural é o suficiente para fazer o funcionamento interno da caixa apresentar vazamentos.

Todos os três sistemas principais, com suas diferenças, funcionam através do acionamento de mecanismos que contam com peças fundamentais para o despejo e vedação da água. Qualquer defeito nessas peças, por menor que seja, pode causar um vazamento.

A Esgotecnica atua a 20 anos como encanador e tem profissionais especializados para lidar com esses defeitos. Somos a melhor escolha para o seu dia a dia, com atendimento 24h, sempre com agilidade e eficiência.

Para ajudar nossos clientes a resolver possíveis problemas com a caixa acoplada com vazamento, estamos trazendo esse artigo para esclarecer muitas dúvidas que vocês leitores possam ter.

Confira com a gente para aprender mais sobre o vazamento de caixa acoplada.

Como identificar um vazamento na descarga?

Antes de aprender como o vazamento deve ser consertado, primeiro precisamos entender como os vazamentos podem ser identificados. Como a caixa acoplada vaza para dentro do vaso sanitário, que já tem água, muitas vezes esse vazamento é invisível.

O problema é que, mesmo um vazamento pequeno pode causar um grande desperdício no final do mês, aumentando consideravelmente a conta de água.

Por isso, fique sempre de olho na conta e tente observar aumentos inexplicáveis. Caso você esteja desconfiando de um vazamento na caixa acoplada, você pode realizar dois testes distintos.

O primeiro teste consiste em você retirar toda a água do vaso sanitário e aguardar cerca de uma hora para ver se a bacia volta a encher. Caso isso aconteça, então há um vazamento, seja por problema na vedação ou então por falta de regulagem.

Outro método é colocar suco de uva dentro da caixa acoplada ou qualquer outro líquido com bastante distinção da cor da água. Caso haja um vazamento você via notar a cor da água do vaso mudando.

São testes bem simples que que podem ser feitos praticamente de graça. Porém, vão ajudar você a diagnosticar um problema gravíssimo.

Porém, vale lembrar que nem sempre desconfiamos inicialmente da caixa d’água. Geralmente os vazamentos nas caixas acopladas, externas e hydras são praticamente invisíveis e não dão nenhum sinal de que algo está errado.

Por isso, recomendamos que esses dois testes sejam realizados de forma periódica e preventiva.

Vazamento em caixa acoplada: Como resolver

Existem dois problemas principais que causam o vazamento na caixa acoplada, um deles é a regulagem da boia e o outro é um defeito no sistema de vedação.

A regulagem da boia é a mais fácil de ser corrigido. As caixas acopladas possuem um ladrão por onde a água excedente do nível de segurança acaba escapando.

Se a regulagem não estiver correta, a caixa enche mais do que deveria e isso faz com que a água caia pelo ladrão dentro do vazo.

Esse problema é solucionado ao regular novamente a boia. Ao abrir a tampa da caixa acoplada, é possível ver todo o sistema de acionamento. Na haste da boia, acima de uma peça chamada “pistão” por onde entra a água, existem dois parafusos de plástico.

O parafuso que fica sempre à esquerda, é o que regula a entrada de água. Caso você note que a caixa de descarga está cheia de mais, aperte um pouco esse parafuso para que menos água entre dentro do sistema.

O pistão apresenta desgaste com o tempo e consequentemente acaba ficando desregulado, por isso, é importante realizar esse ajuste periodicamente.

Problema na vedação da caixa acoplada

Outro problema, esse mais grave e mais chato de ser resolvido é a vedação da peça que evita que a água caia para dentro do vaso sanitário. O desgaste acontece por que essas peças são de borracha e, consequentemente acabam ressecando com o cloro da água.

Com o tempo é normal acontecer o desgaste e quebra dessas peças. A maneira de resolver esse problema é trocando a parte defeituosa.

A troca vai depender um pouco de como cada fabricante elaborou a peça. Mas quase sempre o sistema é feito para ter uma troca simples e descomplicada, bastando ter um entendimento básico do sistema.

Caso você não tenha esse conhecimento e não quer arriscar, você pode contar com a Esgotecnica Encanador! Contamos com profissionais treinados e os melhores equipamentos para sempre agir com eficiência e agilidade.

Temos um atendimento 24h e para todos os dias da semana, para você nunca ficar na mão.

Além do vazamento em caixas acopladas, também consertamos torneiras, canos e muito mais!

Conte com a gente para resolver o seu problema!