By Esgotecnica / Vazamento / 0 Comments

Vazamento de água na parede – Como identificar

Dicas do Encanador: Entre os problemas mais difíceis de resolver estão aqueles que de alguma maneira são invisíveis aos nossos olhos. Ao não saber de onde vem e não conhecer exatamente o que há, poucas são as opções restantes para podermos encontrar uma resposta. Felizmente, quando o assunto é vazamento de água na parede – e mesmo com as dificuldades de podermos observá-los -, há boas maneiras de identificá-los sem a necessidade de quebrar toda a residência.

Para termos noção do desperdício que um vazamento causa, um pequeno buraco de dois milímetros no encanamento ocasiona numa perda de 3,2 mil litros em um dia, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp. E isso não é um prejuízo apenas para o meio ambiente; é para seu bolso também.

A maneira mais simples de identificar um vazamento escondido é, em ordem, fechar o seu relógio de água (conhecido como hidrômetro), deixar os registros da parede abertos, fechar bem todas as torneiras e desligar todos os aparelhos que usam água, além, claro, de não utilizar os sanitários. Feito isso, anote o número visível ou marque a posição do maior ponteiro do hidrômetro. Após uma hora, verifique se houve alguma alteração no ponteiro ou no número. Caso a resposta for positiva, há algum vazamento em sua casa.

Essa dica, além de mostrar se realmente existe algum vazamento na residência, aponta também a gravidade dela, de acordo com o tamanho da movimentação dos números ou do ponteiro do hidrômetro.

Outro método bastante utilizado para descobrir se há algum vazamento é fechar o registro e entrada de água da rua e todas as torneiras de saída de água da casa. Após isso, encha um copo de água quase até a borda e coloque-o de baixo de uma torneira aberta (que estará com o seu registro fechado). Para funcionar, a ponta dessa torneira deve estar mergulhada na água do copo, pois em alguns minutos – caso haja algum vazamento no sistema de encanamento – a água será aos poucas sugada pela torneira, restando no copo somente a parte que não estava em contato com a torneira, pois o vazamento suga a água disponível nos canos.

Agora que já sabe que há um vazamento, é necessário descobrir onde ele está. As vezes há indícios que demonstrem onde está o problema, como manchas de infiltração, mofo ou poças d’água se formando em algum ponto da residência. Outras evidências são a mudança de coloração do revestimento ou o depreendimento de azulejo e pinturas das paredes.

Mas nem sempre esses indícios estão visíveis, então uma boa maneira de identificar o local do vazamento é realizando o teste da batida. Se souber onde se localiza o cano da parede, bater em toda a extensão do encanamento ajuda a identificar o local exato, pois o som da parte da parede com vazamento será totalmente diferente do resto.

Essas técnicas sem nenhuma dúvida ajudam a identificar se há um vazamento ou não, evitando uma dor de cabeça desnecessária ou então alarmando sobre o problema existente. Caso a resposta dos testes seja positivo, a melhor coisa a fazer é ligar para um encanador resolver a presente situação e a Esgotecnica possui os melhores e mais qualificados profissionais do ramo.

Além de tratar o vazamento das formas mais eficientes possíveis, a Esgotecnica conta com técnicas próprias para identificar os problemas relacionados ao encanamento, identificando os pontos – ou possíveis pontos – que estão com a situação mais delicada. Não deixe um vazamento acabar com a sua paciência, dinheiro e seu lar.