Torneira pingando
By Esgotecnica / Encanador / 0 Comments

Torneira pingando: o que fazer para resolver

As torneiras são equipamentos utilizados muitas vezes durante os dias. Existem diferentes tipos de torneiras, porém, um problema comum entre os tipos é o vazamento. Felizmente, quando você tem problemas com torneira pingando é possível resolver de forma simples.

Uma torneira pingando pode gastar dezenas de litros de água no final do dia, centenas ou até milhares ao final do mês. Como é de se imaginar esse é um problema que pode custar bastante no final do mês.

A situação é ainda pior quando são várias torneiras pingando ao mesmo tempo. A solução para esse tipo de problema é simples, apesar de exigir um pouco de conhecimento técnico.

O serviço de encanador Esgotecnica atua me São Paulo e região para oferecer soluções completas em diferentes tipos de canos, tubulações e sistemas. Para auxiliar nossos clientes, vamos ensinar como você pode resolver torneira pingando.

Torneira pingando – O que pode ser?

Quando a torneira está pingando porque ela não fecha completamente, a principal causa do problema está em uma peça chamada “reparo” ou “peça de vedação”. Essa peça fica ligada diretamente à manopla (parte que gira para abrir a torneira).

A torneira funciona de uma forma bem simples. Quando abrimos, o mecanismo chamado de reparo levanta uma vedação de borracha que abre a passagem de água. Quando fechamos essa vedação é empurrada contra a abertura de água e interrompe a vazão.

Quando a torneira começa a vazar é porque há um problema em alguma parte desta peça. Geralmente, quando o vazamento começou a pouco tempo, o problema está na borracha de vedação. Essa vedação também pode ser chamada de “carrapeta da torneira”.

Por ser uma peça de borracha simples, ela não é cara de ser substituída, muitas vezes custando apenas centavos. Isso nas torneiras de comuns. As torneiras de ¼ de volta possuem uma vedação diferente.

Quando a torneira fica vazando por muito tempo (e sendo forçada para fechar completamente), pode haver desgaste nas partes metálicas do reparo. Nesses casos é necessário trocar o reparo todo. Dependendo do modelo da torneira também é um procedimento barato

As torneiras de ¼ de volta possuem carrapeta interna, por isso quando apresentam defeito devem ter todo o reparo trocado.

Como resolver torneira pingando

O primeiro passo é sempre desligar o registro de água do banheiro.

Para consertar a torneira com defeito será necessário:

  • Chave Philips;
  • Chave de grifo ou chave bomba d’água;
  • Um novo reparo ou uma nova carrapeta, dependendo do tipo de reparo a ser realizado.

Com apenas essas ferramentas é possível realizar o conserto da torneira. Confira quais são os passos necessários.

Primeiro é preciso retirar o acabamento e a manopla da torneira. Observe que na manopla (ou cruzeta) onde é aberto a torneira existe um pequeno acabamento que geralmente traz a marca da fabricante.

Esse acabamento localizado no dentro da crueza é uma rosca que pode ser solta com as próprias mãos. Ao desrosquear, logo abaixo dela há um parafuso que costuma ser fenda e Phillips.

Retire o parafuso e a manopla será solta. Algumas torneiras podem ter acabamentos de plástico ou metal nessa parte, todas serão removidas ao soltar o parafuso mencionado.

Agora, com a chave grifo ou alicate bomba d’água retire o reparo. O reparo é uma parte inteira de metal e costuma ter uma cor diferente do resto da torneira, geralmente puxada para o dourado ou para o bronze.

Não é difícil encontrar o ponto de encaixe da chave. Basta rodar para o sentido anti-horário para retirar todo o reparo.

Com o reparo em mãos, observe se a carrapeta (borracha preta na ponta da parte de ferro) parece estar com defeito (mascada ou rachada). Caso esteja, basta substituir essa peça para que a torneira volte a funcionar normalmente.

Depois e substituir a carrapeta é só realizar a remontagem.

Se depois da remontagem a torneira continuou pingando, será preciso trocar todo o reparo.

Goteira em torneiras ¼ de volta

Algumas torneiras desse tipo podem ser abertas da mesma maneira, porém o reparo não conta com a carrapeta trocável. Sendo assim é necessário trocar toda a peça e metal.

Para evitar erros na hora de trocar o reparo, já que são muitos diferentes, leve o antigo até a loja para comprar um modelo exatamente igual.

Uma dica que vale a pena ser tentada antes de comprar outro reparo é limpar toda a peça e remontar. Às vezes um simples grão de areia é o suficiente para evitar o fechamento total dessas torneiras.

Contrate encanador profissional para te ajudar!

Para quem não tem as ferramentas ou conhecimentos necessários para realizar esse tipo de manutenção, recomendamos contratar uma empresa profissional, como a Esgotecnica!

Nossos profissionais vão até o local e realizam o conserto na hora, com praticidade, segurança e eficiência.

Também contamos com atendimento de encanador 24h em São Paulo e no Litoral.