By Esgotecnica / Encanador / 0 Comments

Reparos hidráulicos: fazer sozinho ou contratar um profissional

Os reparos hidráulicos são bem frequentes no dia a dia de uma residência. Sempre é preciso realizar a troca de um sifão, emendar um cano, consertar alguma torneira, entre outras coisas.

São muitos probleminhas que podem aparecer durante o dia-a-dia. Esses problemas são bem básicos, mas é comum ficarmos perdidos ao tentar trocar um sifão ou um então na hora de escolher as peças para montar parte do encanamento.

Apesar de ser considerado algo “normal” de se fazer e “coisa de marido”, não é todo mundo que consegue realizar reparos hidráulicos sozinho.

Existem uma série de coisas que é preciso saber, além de alguns procedimentos e manuseio de ferramentas. Não se preocupe se você não entende muito bem disso, algumas coisas podem ser bem complicadas.

Para descobrir se é melhor chamar ajuda profissional ou tentar realizar o reparo profissional sozinho, é preciso entender as vantagens e as desvantagens de tentar fazer o serviço por conta própria.

Confira:

Vantagens de fazer serviços hidráulicos por conta própria

A principal vantagem em tentar realizar o trabalho hidráulico sozinho é o preço. Sem contratar um profissional você não paga a mão de obra e por isso o reparo sai mais barato.

Outra vantagem é que, caso não conheça uma empresa de reparo 24h, você pode fazer o reparo rapidamente e a qualquer hora do dia, sem ter transtornos ou prejuízo por que o problema demorou muito para ser resolvido.

A internet também é uma grande fonte de ajuda para resolver esse tipo de coisa. Existem milhares de tutoriais, escritos ou em vídeo, que podem ajudar uma pessoa a realizar um reparo.

Com essa ajuda é possível realizar alguns reparos simples seguindo um passo-a-passo.

Essas são as duas principais vantagens de realizar o reparo sozinho. Agora vamos falar um pouco sobre as desvantagens.

As desvantagens de não contratar um profissional hidráulico

As vantagens, como dissemos, são apenas duas, mas as desvantagens são um pouco mais extensas.

Existem inúmeros fatores que podem complicar a realização de um serviço hidráulico sem ajuda profissional. Entre esses fatores estão:

  • Falta de conhecimento técnico – O primeiro ponto a ser considerado quando pensamos em realizar um conserto hidráulico por conta própria é o conhecimento necessário para fazer esse tipo de serviço. É preciso saber como certas peças e ferramentas funcionam para poder realizar um trabalho eficiente e que resolva a falha;
  • Terminologias da área – Na hora de comprar peças ou ferramentas é preciso entender algumas terminologias para que consiga o objeto necessário. Coisas como “T”, “Joelho”, “Grifo” e “Luva de Correr”, são componentes necessários na hora de realizar um reparo hidráulico. Não saber o que é preciso usar ou comprar pode gerar retrabalho e aumentar o preço do conserto;
  • Ter e saber como usar ferramentas e peças – As vezes comprar uma peça para realizar um reparo simples pode ser muito mais caro que contratar um profissional. Não apenas isso, mas algumas ferramentas e peças possuem um jeito correto de serem usados ou encaixados. Para evitar problemas e acabar quebrando alguma coisa é bom contar com alguém que já tenha esse material e já saiba usar.
  • Identificação e localização do problema – As vezes sabemos como consertar o problema hidráulico, mas não sabemos identificá-lo e localizá-lo. Além de tomar muito tempo do conserto, também existe o risco de acabar consertando algo “errado”, novamente gerando retrabalho e causando o aumento do valor total gasto.

Esses três pontos são fundamentais na hora de realizar este tipo de reparo com eficiência. Se você possui dificuldades em qualquer uma dessas áreas citadas é muito provável que o reparo não vá ter um bom resultado.

É nesse momento que se deve considerar chamar a ajuda profissional, afinal o que você paga na mão de obra pode ser facilmente mais barato do que consertar os erros cometidos durante as tentativas de conserto.

A parte de encanamento hidráulico é bem complexa e exige um certo grau de conhecimento. Um erro, mesmo que pequeno, pode piorar toda a situação e acabar causando um estrago maior, precisando de um reparo maior e um gasto maior.

Considere bem os seus conhecimentos nesse tipo de situação e veja se vale mesmo a pena arriscar ou então deixar que um profissional competente te ajude com essa tarefa.

Por que contar com a Esgotecnica?

Nós da Esgotecnica possuímos uma equipe de encanadores altamente treinada para realizar qualquer tipo de reparo hidráulico a qualquer hora do dia.

Sabemos da importância de atender a esses problemas o mais rápido possível, por isso oferecemos toda nossa agilidade e rapidez para os nossos clientes.

Entre em contato com a gente e faça um orçamento. Você será bem atendido e com certeza encontrará as soluções que precisa!

Não passe raiva, chame a Esgotecnica.