Registro fechado e água vazando
By Esgotecnica / EncanadorVazamento / 0 Comments

Registro fechado e água vazando: o que fazer

O vazamento de água é um problema grave em qualquer ambiente, seja residencial ou até mesmo grandes ambientes comerciais e industriais. O vazamento, mesmo que pequeno, pode gerar um grande problema e um enorme prejuízo no fim do mês.

Um pequeno vazamento em alguma torneira ou até na descarga de um vaso é o suficiente para causar centenas de reais em gastos desnecessários. Em muitos casos é possível que esse gasto chegue aos milhares.

Um ponto em que há vários vazamentos e que passam despercebidos é o registro fechado e vazando água.

Registro fechado e vazando água, o que fazer

Assim como as torneiras, os registros possuem uma série de peças que podem dar defeito e acabar causando o vazamento.

Ao notar o vazamento, a primeira coisa a se fazer é tentar trocar o reparo do registro, quando é possível.

Para trocar o reparo do registro você precisa:

  • Desligue o registro geral da residência e feche o registro da caixa d’água.
  • Primeiro retire o acabamento da cruzeta (peça com a marca da fabricante). Essa pecinha parece com uma tampinha e é possível de ser removida sem o auxílio de ferramentas.
  • Embaixo dessa peça haverá um parafuso, ele pode ser retiro com chave fenda ou phillips.
  • A partir deste ponto é possível remover a manopla com facilidade.
  • Abaixo da manopla fica o reparo. Ele pode ser removido completamente com um alicate bomba d’água ou chave de grifo.
  • Basta trocar o reparo e realizar a remontagem para o vazamento cessar.

Em alguns outros tipos de registro o reparo não pode ser substituído. Sendo assim é necessário realizar a substituição completa da peça.

Para isso, você pode contar com a Esgotecnica para garantir um serviço de qualidade e ágil a qualquer momento!

Testes de vazamento em torneiras e vasos

Muita gente pode até não perceber, mas o vazamento nesses locais são alguns dos mais comuns e mais prejudiciais em qualquer imóvel. Esses vazamentos são problemáticos porque são bem pequenos.

Assim, eles passam despercebidos por muito tempo, até mesmo durante meses. Esse problema é ainda pior quando acontecem em vasos sanitários, já que o vazamento é ainda menos visível.

Por isso, além de observar os vazamentos em registros, é importante também realizar o teste nesses outros elementos.

Com isso em mente, é importante garantir uma vistoria nesses dois importantes fatores do encanamento.

Confira como você pode fazer um teste rápido:

Testado as torneiras

No caso de o registro estar fechado e a água vazando, a primeira coisa que é preciso fazer é dar uma boa olhada em todas as torneiras.

Essa é uma vistoria simples, basta ir até todas as torneiras do imóvel e observar quais estão pingando. Veja também se não há vazamento pela conexão da torneira com a parede ou até mesmo a manopla onde é feita a abertura da torneira.

Ao observar todas as torneiras do local e não ter observado nenhum vazamento, podemos seguir os testes.

Aliás, é recomendado fazer os outros testes mesmo que algumas torneiras estejam vazando, para identificar outros problemas que podem estar afetando a tubulação.

Testando o vaso sanitário

O vaso sanitário, de qualquer modelo, está propenso a ter vazamentos. É difícil saber se há algum tipo de vazamento nesses locais. Por isso é importante fazer esses testes em todos os vasos em um ambiente, mesmo quando em grande quantidade.

Como fazer o teste:

  • O primeiro teste consiste em esvaziar a água do vaso sanitário – Com um copo descartável ou qualquer outro recipiente, retire toda a água de dentro do vaso sanitário. Espere por cerca de uma hora e veja se o nível da água voltou a subir. Caso tenha subido, então há um vazamento na descarga do vaso.
  • Teste com pó de café ou cinzas – Um teste mais rápido, porém não tão preciso, é jogar um pouco de pó de café ou cinzas dentro do vaso. Caso as partículas fiquem “se movimentando” então tem água caindo dentro da bacia.

Um terceiro teste, mais recomendado para residências, é colocar um pouco de suco em pó de cor forte dentro da caixa do vaso. Se houver vazamento, logo a cor da água dentro da privada vai trocar de cor.

Ao notar o vazamento no vaso ou na torneira, é importante realizar o reparo da peça defeituosa ou então contratar uma empresa para realizar o reparo.

Vazamentos em canos

Esse já é um problema muito mais difícil de ser descoberto, já que os canos geralmente ficam escondidos em paredes ou no subsolo. Porém, é muito comum o surgimento de vazamentos nesses locais.

Para garantir que você está completamente livre dos vazamentos, recomendamos que você contrate um serviço de caça vazamento profissional para que o problema seja encontrado e solucionado.

Com a Esgotecnica você encontra serviço de encanador em São Paulo e também com sistemas de caça-vazamentos.

Isso nos torna a empresa mais completa para achar a solução do seu problema e realizar o reparo!