By Esgotecnica / Vazamento / 0 Comments

Furou o cano com a furadeira – O que fazer até o encanador chegar

Todo cuidado é pouco na hora de reformar ou decorar a sua casa, especialmente se você não for experiente na área, pois alguns problemas podem aparecer. O cuidado deve ser redobrado em locais como lavanderia, cozinha e banheiro, porque são nesses pontos que mora o possível maior incômodo: furar um cano de água com a furadeira.

Acontece que, diferentemente do que se passa no imaginário popular, esse problema pode ser amenizado até que chegue um encanador para resolvê-lo de vez. Para isso, há truques e dicas de como fazer uma gambiarra para segurar a onda do cano furado.

Vamos para a primeira e mais simples: comprar um Tapa-furo. Há esse produto em diversos materiais, como madeira (que não é o indicado, visto que a água tende a desgastá-la ou encharcar a ponto de continuar vazando), silicone e a outra opção, que são os tapa-furos feitos de borracha. Para instalar, é necessário fechar o registro da água, passar cola de PVC em volta do tapa-furo, rosquear com uma chave-philips no furo do cano e aguardar por volta de uma hora até secar. E pronto, abra novamente o registro de água porque o problema foi solucionado.

Mas como o furo feito pela furadeira, por vezes, pode ter diferentes tamanhos (dependendo da broca utilizada) e pode se alargar, o tapa-furo pode ficar devendo em eficiência nesses casos, pois a pressão da água pode expulsá-los no buraco. Os tapa-furos variam de 6mm à 10mm, então buracos maiores ou menores não serão solucionados com esse método.

Mesmo com o objetivo dos tapa-furos que é, obviamente, tapar os buracos no cano, é indicado contratar um encanador para fazer uma vistoria e certificar se o problema foi resolvido, pois há sempre a possibilidade de, sem a técnica que os profissionais têm, fazermos algo errado.

Há também soluções temporária na base do improviso que podem ser feitas para solucionar o problema até o encanador chegar. Com um pedaço de madeira bem maciça, o que pode ser feito é simples e bem útil. Molde esse pedaço de madeira em forma de um palito grosso, com um lado do tamanho do buraco e o outro um pouco maior. Com umas leves pancadinhas, bata o pedaço de madeira no buraco até não entrar mais – e não force muito, para evitar rachar o cano no contorno do furo. Mas, como já dito, é apenas para casos emergenciais, pois essa não é uma solução permanente.

Outro improviso para ser feito para segurar a onda até a chegada do encanador é utilizar um pedaço de cano da mesma bitola e largura do que está danificado. Para arrumar, será necessário serrar o cano alguns centímetros maior do que o furo e colar com cola para tubo PVC no contorno do furo. Deste modo a buraco fica tapado e o jato de água, na pior das hipóteses, vira apenas um vazamento.

Há também uma última dica que é um pouco mais profissional. Assim como em todas as anteriores, é necessário fechar o registro da água, mas, diferentemente do resto, nesse é necessário abrir um espaço em volta do furo grande o suficiente para seus dedos indicadores entrarem. Após feito isso, seque muito bem o lado de fora e o lado de dentro até onde seus dedos alcançarem e depois, com uma lixa bem fina, lixe toda a volta do cano na altura do furo.

Posteriormente pegue um pedaço de cano PVC de mais ou menos seis centímetros e com uma serra abra fazendo dele uma braçadeira aberta. Lixe a braçadeira por dentro, passe cola que seca rápido dentro dela e do cano lixado e coloque-a no cano de forma que o furo fique bem no meio dela. Após estar tudo seco, amarre o remendo com um pedaço de arame, mas sem forçar muito. Deixe uma hora descansando e reabra o registro de água e está tudo resolvido.

Claro que essas soluções não são as melhores opções, pois um encanador da Esgotecnica pode cuidar de tudo com a maior facilidade e eficiência, mas ajudam a quebrar um galho e a não inundar a sua casa sem a necessidade de manter o registro fechado durante o período em que o encanador não chegar.