By Esgotecnica / Encanador / 0 Comments

Descarga vazando água no vaso: como resolver

O vazamento é um dos principais problemas enfrentados por moradores de uma residência ou administradores de um local comercial ou industrial. Muita gente pode achar que esses vazamentos acontecem principalmente em canos ou então em locais sempre invisíveis. Porém, existe um tipo de vazamento que pode ser um grande vilão para a sua conta de água: A descarga vazando água no vaso.

O vazamento no vaso sanitário é um problema grave e que pode causar um gasto bem grande no final do mês em relação ao consumo de água. E por mais que esses sejam problemas bastante “visíveis”, é fácil negligenciar esses vazamentos e deixar que eles aconteçam por meses.

Aliás, é provável que muita gente desconfie de vazamentos em canos subterrâneos ou nas paredes, mas não confere se a privada está vazando água de alguma forma. É por isso que a Esgotecnica elaborou esse artigo para ajudar você e todos os nossos clientes a identificar e corrigir esses problemas.

Descarga vazando água no vaso – Como identificar e o que fazer

Bom, primeiro é preciso saber como identificar se a privada está com vazamento ou não para saber como resolver o problema. Esse é um teste rápido e fácil de ser feito e que pode ser realizado apenas visualmente.

Vamos começar com uma dica para os vasos com caixa acoplada. É bem fácil identificar se há vazamento nesse tipo de sistema, tudo o que você vai precisar de algo para realizar um contraste na água. Um truque rápido e fácil é usar sucos em pó, ou até mesmo alguma tina à base de água.

O que você precisa fazer é simples: Coloque o suco em pó ou tinta na água dentro da caixa acoplada e certifique-se de que a água está colorida. Agora é só observar a bacia, se você ver que a água do vaso começou a ganhar a cor usada para o contraste, então há um vazamento confirmado.

Para outros tipos, como a Hydra e a caixa de descarga, a maneira mais fácil é utilizar um copo descartável para esvaziar a bacia. Depois é só aguardar alguns minutos sem acionar o sistema e observar se o vaso voltou a encher de água. Caso aconteça, você tem um vazamento no vaso sanitário!

Mas e agora, o que fazer?

Existem diferentes problemas que podem causar vazamentos em vasos sanitários. Se o sistema está com a descarga vazando água no vaso, há um provável defeito na vedação ou então no ajuste da corrente/corda utilizada para acionar o sistema, caso estejamos lidando com o sistema acoplado ou de caixa.

Para esses dois casos, é necessário abrir a tampa da descarga para ter acesso às peças internas. Neste momento você vai precisar de um pouco de conhecimento hidráulico para identificar os componentes e saber onde pode estar o defeito.

A primeira coisa que você pode verificar é se a corda de acionamento, ou corrente (no caso da descarga acoplada) não está curta demais ou agarrando em algum lugar. Isso evita que a válvula de vedação feche completamente e fique sempre vazando um pouco de água.

Geralmente é fácil consertar esse erro. As descargas sempre vão ser fabricadas com o tamanho necessário para o funcionamento correto. Se a corrente ou corda está curto demais é porque ela está provavelmente agarrada em algo. Tente acompanhar o mecanismo para identificar o problema e conseguir fazer a descarga funcionar novamente.

Caso não haja nada de errado com esse sistema, o problema provavelmente está ligado com a vedação. Verifique antes se a boia não está muito para cima ou muito para baixo do nível ideal de água. Esse também é um ajuste fácil que pode ser até realizado com as mãos, tomando sempre muito cuidado.

Por último, retire a válvula de vedação e verifique seu estado. Se houver quebrados ou corrosões, então é hora de trocá-la. Se parecer estar em bom estado, lave-a e tente recolocar no lugar.

Consertando válvulas hydra

A válvula hyra é um sistema muito mais complexo do que as caixas acopladas. Por isso, se a descarga está vazando água no vaso e o sistema contar com essa peça, realize a manutenção apenas se tiver conhecimento hidráulico.

É possível que a peça de retenção, localizada no centro da válvula esteja com defeito, o que exige a desmontagem de toda a parte hidráulica. Por isso, a melhor recomendação é sempre chamar um encanador para realizar esse serviço.

Assim, com essas dicas, você pode consertar o problema de vazamento no vaso sanitário e deixar de desperdiçar água e dinheiro durante vários dias.

Para garantir o melhor serviço de encanador para a sua casa e para a sua empresa, conte com os serviços de Encanador 24 horas da Esgotecnica! Temos 20 anos no mercado e trazemos uma enorme bagagem e experiência para resolver problemas diversos.

Com a gente você não tem dor de cabeça e não terá mais problemas com descarga vazando água no vaso!