By Esgotecnica / EncanadorVazamento / 0 Comments

Conserto de vazamento de água: 5 dicas rápidas

No dia a dia de residências, empresas e comércios um dos piores problemas que podem acontecer com a tubulação são os vazamentos. Além de causarem um grande problema para o bolso, já que causam um grande desperdício, os vazamentos podem também causar vários danos para a estrutura e o acabamento de um cômodo.

A Esgotecnica Encanador é especialista nos vazamentos e nos reparos de tubulações. Por isso, estamos trazendo algumas dicas rápidas que podem te ajudar a realizar o conserto de vazamento de água ou conter o problema até conseguir ajuda profissional.

Confira dicas rápidas de vazamento de água!

5 dicas rápidas para conserto de vazamento de água

As tubulações e encanamentos são estruturas bem complexas, cheias de peças e de curvas e que pode apresentar problemas em qualquer um desses pontos. Existem diferentes níveis onde podemos ter vazamentos de águas, por isso tentaremos dar dicas que podem ser aplicadas aos muitos setores da tubulação.

1- Dica rápida par vazamento de água em torneira

Vamos começar com a parte mais evidente da tubulação, as torneiras! Essas são peças fundamentais no funcionamento da maioria das tubulações. Por serem muito usadas durante o dia a dia, costumam a apresentar bastante defeito com vazamentos.

As torneiras vazam de dois jeitos diferentes, ou elas pingam água por alguma das roscas ou simplesmente não fecham (o que chamamos de torneira espanada).

A primeira coisa a se fazer nesta situação é garantir que tudo está devidamente apertado. Use um alicate para reafirmar todas as roscas da torneira. Caso o vazamento continue, então há um problema com as vedações da estrutura.

Para consertar a vedação é preciso remover a parte onde fica a manopla da torneira e o fixador (parte que é usada para abrir e fechar o fluxo de água). Dentro desta peça haverá uma parte de borracha chapada de “reparo”, que deve ser trocada.

2- Vazamento de água no sifão

O sifão é outro ponto onde encontramos muitos vazamentos de água. Diferente das torneiras, esses são vazamentos que geralmente são mais fáceis de serem consertados. O primeiro passo importante é identificar o motivo do vazamento no sifão.

Se o sifão está vazando nas conexões com o ralo da pia e nas roscas, então pode ser simplesmente questão de apertar melhor o sistema. A primeira coisa a se fazer é desrosquear a parte que está vazando e rosquear novamente, garantindo de que a rosca não está torta.

Caso ainda esteja fazendo, retire novamente a peça e verifique que a borracha de vedação está encaixa de maneira correta. Passe veda-rosca em volta da peça de encaixe e volta a encaixar o rosquear o sifão. Isso com certeza eliminará o problema.

Caso o problema esteja acontecendo por causa de uma parte da peça estar quebrada, é necessário fazer a substituição. Muitas vezes, é realizado a substituição da peça toda, já que é um material barato e fácil de ser substituído.

3- Vazamento de água em canos visíveis

Se você tiver problemas de vazamentos em canos visíveis, o reparo pode ser feito de forma rápida. A primeira coisa as e fazer é desligar a água e cortar o pedaço do cano que está apresentando vazamento. Depois será necessário utilizar duas peças chamadas “luvas de correr” e mais um pedaço de cano com cerca de 3 cm a menos que o pedaço cortado.

Coloque uma luva de correr em cada exterminado do cano para fazer uma emenda e depois corra as luvas para cobrir os canos já instalados na parede. Essa estrutura cria uma passagem de água segura e que não vai mais vazar.

Caso o vazamento seja nas juntas e nas conexões, o procedimento é cortar o cano o mais próximo possível da peça com defeito e depois instalar uma peça nova. Caso o cano não tenha mais o tamanho necessário, utilize pedaços de cano e luvas de correr ou de encaixe para aumentar a extensão da tubulação.

4- Vazamento de água em canos na parede ou solo

Esses vazamentos são corrigidos da mesma maneira que o exemplo acima, usando luvas e pedaços de cano. Porém, o grande problema nesse ponto é encontrar o vazamento. Caso já tenha feito a identificação, vai ser necessário quebrar a parede ou o piso e chegar no ponto que apresenta defeitos e realizar os reparos.

5- Contando com ajuda profissional

A mais importante e mais rápida das dicas é contar com ajuda profissional para resolver esses e muitos outros problemas. Alguns desses reparos são simples, mas exigem ferramentas específicas, enquanto outros precisam de bastante conhecimento e experiência.

Por isso, a melhor opção é sempre chamar a Esgotecnica Encanador para consertar vazamentos de água! Atendemos 24h, com frota própria e profissionais treinados para que o seu problema seja resolvido o quanto antes!